TORADORA: O DRAGÃO E A TIGRESA
- escrito por MJ 🌻
Toradora é um anime super aclamado pelos otakus, sua popularidade o fez transcender ao longo dos anos e o manteve atual até os dias de hoje. Sendo uma ótima recomendação para passar o tempo e curtir essa comédia romântica, que promete boas risadas e muita emoção. O anime escrito por Yuyuko Takemiya foi lançado em 2008 e tem até o momento uma temporada contendo 25 episódios + um Ova especial.
![]() |
Fonte: Google |
O enredo conta a história de Ryuuji Takasu e Aisaka Taiga, estudantes do ensino médio que levam vidas opostas, tendo personalidades e ideias distintas, porém possuem uma coisa em comum. São temidos por seus colegas da escola (mesmo que por motivos diferentes). Depois de uma pequena confusão de trocas de mochilas, o destino os coloca frente a frente. Afinal, enquanto Ryuuji descobre que Aisaka gosta do seu melhor amigo Kitamura, Aisaka descobre que ele gosta da sua melhor amiga Kushieda. Nesse contexto, ambos se unem com a intenção de se ajudarem a se aproximar de seus interesses amorosos. A partir disso uma grande cumplicidade e amizade surge entre eles.
É interessante ressaltar um pouco sobre cada personagem e assim entender certos pontos de vista que compõem uma trama envolvente, pois cada episódio acrescenta uma parte importante para a construção e amadurecimento dos personagens. Amarrando com maestria o desenrolar do anime.
![]() |
Fonte: Google |
A medida que os personagens são apresentados na história, ficamos envolvidos com a personalidade única de cada um e de certa forma começamos a nos identificar com eles, principalmente quando percebemos que já passamos por algo parecido alguma vez em nossas vidas, como as inseguranças, alegrias e frustrações que são sentidas com mais intensidade na adolescência.
Somos apresentados a um dos protagonistas, um estudante chamado Ryuuji Takasu, que enfrenta um certo preconceito por ter um olhar considerado de “delinquente juvenil”. Percebemos que ele teme que isso possa passar uma má ideia sobre seu caráter. Visto que algumas vezes acabou sendo alvo de comentários maldosos por causa de seu olhar intenso e sério, fazendo com que os seus colegas se sintam intimidados em sua presença. Isso o deixa preocupado e o faz tentar esclarecer os maus entendidos, da melhor forma possível, já no início das aulas. Apesar disso, ele é compreensivo e paciente, aos poucos vai conseguindo mostrar sua personalidade e ganhar a amizade e o carinho da galera. Ou seja, não devemos julgar alguém apenas por sua aparência física, pois quando fazemos isso deixamos de conhecer pessoas incríveis.
![]() |
Fonte: Google |
Ryuuji é gentil, educado, responsável, caseiro, inteligente, amável e sempre procura fazer a coisa certa. Ademais, ele cuida praticamente de toda a arrumação da casa (cozinha bem, faz as compras e etc...) e tem uma certa mania de limpeza (é engraçado vê-lo em algumas cenas tendo pequenos surtos por causa do mofo). Ele convive com sua mãe Yasuko Takasu e seu papagaio de estimação Inko-chan que nunca consegue dizer o próprio nome.
Em outras palavras, o Ryuuji é um garoto prendado e de atitudes nobres que nutre uma paixão platônica por Kushieda já há algum tempo, mas nunca conseguiu se declarar pelo fato de não conseguir expressar seus sentimentos com facilidade. Mas ao se unir com Aisaka Taiga, a mini-tigresa (que por sinal é vizinha dele), a “dupla” elabora planos mirabolantes para conquistar seus interesses amorosos, que muitas das vezes falha consideravelmente e apesar de cada plano fracassado, eles dois vão criando laços mais profundos, fazendo Ryuuji se tornar um porto seguro para Taiga.
![]() |
Fonte: Google |
A nossa protagonista Aisaka é uma garota durona, que tem uma personalidade “Tsundere” que geralmente se mostra agressiva e outras vezes amável. Ela já passou por diversos problemas tanto pessoais quanto familiares e diferente do Ryuuji, sempre foi rica, mas vivia uma vida solitária, guardando todos esses sentimentos para dentro de si, se sentindo sozinha, incompreendida e esquecida pelos pais. Desde cedo ela entendeu que não podia parecer fraca diante das circunstâncias e aprendeu a nunca dizer o que realmente queria. Então para externalizar todos esses sentimentos acumulados, a Taiga se tornou uma garota problemática e temida pelos colegas por não ter paciência para lidar com os conflitos, por isso, acabava sempre se metendo em confusão para chamar a atenção, mostrando comportamento agressivo quando incomodada e sendo atrapalhada em tudo que fazia.
No decorrer dos episódios, a “Mini-Tigresa” aos poucos começa a se abrir com seu amigo e entre conversas e conselhos, ela foi se tornando parte da família do “vira-lata” (como ela chama o Ryuuji). Essa parte é muito cativante de assistir, pois eles começam a se entender e falar abertamente sobre a maioria das coisas, sem sentir constrangimento ou vergonha e por incrível que pareça os dois que aparentemente não tinham nada em comum estavam gostando da presença um do outro e com o tempo passaram a pensar um no outro também, mesmo negando isso a si mesmos.
![]() |
Fonte: Google |
Desde a confusão das mochilas e da invasão domiciliar (longa história), os dois passam a fazer tudo juntos, iam para escola, comiam no intervalo, trocavam olhares na sala de aula, brigavam e até chutavam um poste juntos. Mas em certo momento quando Ryuuji disse que se tornaria um Dragão para conseguir estar sempre ao lado da Taiga, algo despertou em nossa querida “pavio curto”. Ela começou a se apaixonar por ele.
É interessante salientar que o anime trás perfeitamente uma percepção mais profunda sobre se apaixonar verdadeira por alguém, em meio a tantas inseguranças e explosões de sentimentos que nem sempre conseguimos entender. Esta história poderia ter sido apenas mais um anime de romance clichê, porém, nos mostrou que amar alguém não é tão simples assim, é complexo, confuso e ao mesmo tempo pode ser muito difícil aceitar que estamos apaixonados pelo medo da rejeição. Mais ainda é um sentimento que pode nos curar dos nossos medos, pois amar é ter coragem para assumir o que sentimos mesmo que isso não nos leve a um amor correspondido.
![]() |
Fonte: Google |
As aberturas e encerramentos combinaram bem com as personagens e o enredo foi bem estruturado, com uma dose equilibrada de drama e comédia, porém senti que o final foi meio corrido.
Recomendo, pois realmente é um anime muito bom
Nota do anime: 9,0 /10
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar!