SALLY FACE E A MANIPULAÇÃO DA JUSTIÇA
- escrito por Yu shimura☕
Sally face e manipulação da justiça tanto no jogo como na realidade! Aviso: o conteúdo pode apresentar spoiler do jogo.
Sally Face é um jogo de aventura indie com elementos de terror psicológico e ficção de mistério criado por Steve Gabry, também conhecido como Portable Moose.
A história se desenvolver com Sal Fisher, um garoto com um rosto protético, que investiga assassinatos locais com seus amigos. O jogo consiste em 5 episódios que foram lançados entre 2016 e 2019. Apresenta em sua trama um problema que é vivido com frequência na sociedade, afinal, até que ponto somos manipulados?
![]() |
Fonte: Google imagens |
Em Sally face a cidade toda está sendo controlada por um culto chamado (devoradores de Deus), que buscam envolver toda a população como sacrifício para a invocação total de um demônio, denominado pela alcunha de “demônio dos olhos vermelhos”, que seria o Deus daquele culto e tem o objetivo de corromper o mundo.
Uma coisa interessante em tudo isso é a forma como todos no prédio onde Sal vivia já estavam sendo controlados aos poucos por esse demônio, isso me leva a pensar em como somos controlados durante nossas vidas, principalmente, por governantes e por pessoas próximas. Até onde vai o alcance de nossas vontades?
No jogo, Sal é culpado pela morte de sua mãe, quando na verdade, foi Kenneth Phelps, um dos Líderes dos devoradores de Deus, que fantasio-se com uma máscara de cachorro e atirou em Sal, mas sua mãe colocou-se na frente de Sal e levou o tiro no lugar dele.
Sal foi apontado como o principal suspeito de matar sua própria mãe e também sentenciado por isso e por outras mortes que aconteceram durante a luta para impedir o culto.
![]() |
Fonte: Google imagens |
São muitas acusações contra nosso protagonista e a psicologia dentro desse jogo é surpreendente manipuladora, ela é capaz de mexer até com o próprio jogador, fazendo ele questionar-se e pensar “E se tudo fosse culpa do Sally e tudo que aconteceu foi só uma projeção de sua mente que distorceu os fatores verdadeiros?”. Isso seria possível, tendo em vista que Sal demonstra ser um garoto muito problemático e confuso em alguns momentos. Mas sabemos que isso não é verdade!
Claramente ele é uma pessoa injustiçada, mas levando isso para nossa vida real: os injustiçados nem sempre vão ser vingados pela justiça. É incrível a forma que nos cegamos para os injustiçados no mundo e ao mesmo tempo também somos um.
Sal é julgado no tribunal e culpado por várias mortes, mesmo que tenha salvado o mundo, ninguém acreditou nele e por fim, Sal é condenado a pena de morte na cadeira elétrica.
Na sociedade onde vivemos é tão normal ver uma pessoa inocente morrer no lugar dos culpados, que tal final não se torna tão impressionante assim. Chegamos ao fim!
Gostaria de saber qual é seu pensamento sobre Sally face?
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar!